sexta-feira, 20 de maio de 2016

Relatório do TCE escancara os verdadeiros números do Estado


No dia 19 foram julgadas pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado os números do governo no exercício de 2015.

Hoje, dia 20/5, o governo lançou uma verdadeira cortina de fumaça na imprensa com notícias acerca da fusão da SEFAZ com a SEPLAG, corte de 10% no salário de servidores e outras bombas que renderam manchetes, correria, ruídos, falatório e demandaram toda a atenção.

Com isso, a repercussão ao relatório do TCE foi discreta.

Mas a ANAFERJ leu. E o nosso blog, mesmo não tendo o destaque da grande imprensa, vai divulgar os números reais para quem se interessar pelo assunto.

Desmentir, desnudar e demolir os argumentos que o governo tem lançado para jogar a conta da crise para o servidor é a nossa obrigação.

Factóide 1 - O Estado do Rio está próximo de estourar o limite da LRF com gasto com pessoal.


Na página 31 do relatório fica claro que mesmo colocando os terceirizados das OSs ainda estamos longe do limite.  Quanto ao gasto com inativos, o TCE tem o mesmo entendimento da ANAFERJ publicado no dia 11 de maio (veja aqui)





Factóide 2 - O culpado pela crise é o barril do petróleo e os aumentos para o servidor em 2014.


Além do endividamento excessivo, o real sugador de receita são os benefícios fiscais concedidos de forma irresponsável. Apenas em 2015, o montante chega a 36 bi. Praticamente 2 vezes o déficit previsto para esse ano.
Páginas 52 e 53:



Agora querem demitir servidor estatutário e cortar vencimentos... A grande imprensa por total incompetência ou má-fé repercute isso sem questionar.

O SERVIDOR NÃO VAI PAGAR A CONTA.


Fonte:
http://www.tce.rj.gov.br/documents/10180/26178716/Relat%C3%B3rio%20Resumido%20das%20Contas%20de%20Governo.pdf

5 comentários:

  1. Não vamos mesmo pagar a conta!!! Acabou o desrespeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Outro factoide também é falar que a previdência é deficitária sem explicar o porquê. É só acabar com os desvios nas receitas previdenciarias e o contingenciamento dessa verba para tapar os rombos de diversos setores que verão que não é bem assim.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Andre Lazaroi que não se manifesta? Nunca mai voto nesse cara!!!n

    ResponderExcluir
  4. o excesso de políticos e seus esquemas é que devem ser cortados

    ResponderExcluir
  5. Vcs viram o Decreto 45697 de 2016 publicado hoje? Governo está "anistiando" as fiscalizações de 2011 a 2013, isso vai gerar uma grande perda fiscal.

    ResponderExcluir