terça-feira, 29 de maio de 2018

Servidores reforçam pedido por reposição salarial: “Está na Constituição”

Servidores do Estado reforçam pedido por reposição salarial: “Está na Constituição”

Nelson Lima Neto
Os líderes de diversas categorias do funcionalismo estadual lamentaram a posição do secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Lourenço Gomes que, em entrevista ao EXTRA, afirmou ser vedada, neste momento, a concessão de qualquer percentual que eleve os vencimentos dos servidores. Na visão de líderes do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado (Muspe), a reposição está prevista na Constituição e precisa ser aplicada.
— Os servidores estaduais contestam as declarações do secretário de fazenda, pois o que exigimos é o respeito ao que está expresso na constituição federal, não se tratando de aumento, mas de reposição das perdas inflacionárias que nos últimos 4 anos corroeram nossos salários em mais de 24% — disse Marcio Garcia, presidente do sindicato dos servidores da Polícia Civil (Sindpol).
A opinião de Garcia é seguida por outros representantes.
— Enquanto se discute essa questão, os salários dos servidores do estado valem três quartos do que valiam em 2014 — lamentou Bruna Werneck, vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Fundação Cecierj (SindCecierj).
De acordo com a lei que regulamenta o Regime de Recuperação Fiscal, a aplicação da reposição anual pela inflação está liberada. A regulamentação da aplicação da reposição, porém, prevê que o gestor terá de avaliar a capacidade de o Orçamento suportar o gasto extra com a elevação dos salários, assim como ter de avaliar o peso que os valores terão sobre as regras que baseiam a Lei de Responsabilidade Fiscal.

https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/servidores-do-estado-reforcam-pedido-por-reposicao-salarial-esta-na-constituicao-22726892.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário