quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Agência Fitch tira grau de investimento do Estado do Rio de Janeiro

24/09/2015

Valor Econômico
Fitch tira grau de investimento do RJ

De São Paulo
A agência de classificação de risco Fitch Ratings cortou a nota de crédito do Rio de Janeiro de "BBB-" para "BB+", retirando o grau de investimento do Estado. Também cortou o rating Nacional de Longo Prazo do Estado de "AA-(bra)" para "A+(bra)". A agência manteve a perspectiva para ambos os ratings negativa, indicando chance de novos cortes no curto prazo.
Em nota, a Fitch afirma que o rebaixamento reflete a avaliação de que o Estado "não é mais capaz de apresentar margens operacionais compatíveis com o histórico, uma vez que o pagamento de pensões e benefícios previdenciários deve consumir uma parcela crescente das receitas do Estado nos próximos anos". A agência cita "relevante aumento de dívidas até 2017", o que prejudica a capacidade fiscal e leva o Estado a recorrer a receitas não recorrentes para cobrir despesas operacionais.
"O Rio de Janeiro reportou pequena margem operacional (0,4%) em 2014, em decorrência de a arrecadação do ICMS ter crescido menos do que o esperado. Em 2015, as margens operacionais devem se distorcer devido à inclusão de receitas não recorrentes", diz a agência em comunicado. A Fitch menciona o programa de refinanciamento de impostos entre as iniciativas que podem ser insuficientes para formar trajetória fiscal sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário