terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Nota ANAFERJ sobre o atraso de salários

É com preocupação que a Associação dos Analistas da Fazenda Estadual - ANAFERJ recebeu a confirmação do atraso do pagamento da folha do Estado.

Até o mês passado, apesar das inúmeras dificuldades, o Governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Fazenda Júlio Bueno vinham honrando a folha dos servidores.

Essa medida foi tomada antes do Estado fazer qualquer esforço real de enxugamento da máquina e redução efetiva de custos.

Como a ANAFERJ denunciou ainda em maio, o Decreto 45.111 de 5 de janeiro de 2015 que determinou a redução de 35% das GEEs não foi cumprido. 

Coincidentemente, após a denúncia no blog da ANAFERJ, a planilha do Portal Transparência nunca mais foi atualizada, mantendo até hoje, 1° de dezembro, os dados apenas até o mês de  abril. Mas nós tivemos acesso aos números, e os valores ao invés de cair, subiram.

É acintoso também o número de servidores sem concurso na Fazenda e no Estado.

É um desperdício o Estado ter tantas secretarias que tem como única função real acomodar aliados políticos. O Governador, se quisesse, poderia cortar 7 secretarias de estado e nenhum cidadão sentiria falta.

Nessa hora, que nós servidores estatutários, que trabalhamos diariamente pelo Estado, nos perguntamos como pagaremos o aluguel, o condomínio, a escola dos filhos, a conta de luz com apenas 1/3 do salário, é que fica nítida essa falta de prioridade da administração.

Nós Analistas não recebemos auxílio transporte e nem auxílio alimentação. Temos contas vencendo no início do mês e esse primeiro pedaço do salário sequer cobre essas despesas.

Como iremos trabalhar entre o dia 5 (quando vencem a maioria das contas) e o dia 9 se não temos auxílio transporte?

É importante que todo o funcionalismo do Estado se una e mostre indignação. Se nada for feito, o Estado vai se habituar a nos deixar no final da fila.

4 comentários:

  1. E o Q faremos???
    Esfregar esses dados no secretário??
    Greve..paralisação??

    ResponderExcluir
  2. Ah mas pode ficar tranquilo que os nossos deputados receberam tudo e lutarão por nós. #sqn

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, nivelando por baixo. Esperam uma "crise" estourar para depois parcelar salários. Era hora de tentar aprender a viver sem depender tanto do barril de petróleo e melhorar a arrecadação de ICMS abrindo um novo concurso para AFRE e para Agente Fazendário e com isso aumentar a força de trabalho na fiscalização. Desse modo, quando o preço do barril voltasse a subir, o Estado não estaria tão em "crise" assim.

    ResponderExcluir
  4. Alguma notícia sobre nosso auxilio alimentação e transporte?

    ResponderExcluir