quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Falta um mês pra validade do concurso 2013 acabar!


Sabemos da situação do caixa do estado, mas a administração precisa ter visão estratégica e planejar a médio e longo prazo.


A crise vai passar. E depois?


Nos próximos 12 ou 24 meses, um grande contingente de analistas vai se aposentar (possivelmente algo em torno de 140). E o quadro de falta pessoal que existe hoje se agravará muito. 

O que a administração irá fazer para atender os contribuintes? Contratar terceirizados não é opção, pois não é permitido, como já bem sabemos.


Convocar outro concurso será caro e demandará tempo. E enquanto o atendimento nas inspetorias não for feito de forma adequada, a arrecadação vai cair.


Para que esperar, se ainda existem vagas disponíveis?


Ainda teremos a oportunidade de substituir alguns dos extra-quadros existentes hoje na Fazenda por pessoal concursado.


A ANAFERJ defende a imediata convocação de Analistas do concurso de 2013 e entende que é um erro perder essa janela de oportunidade por um problema momentâneo de caixa.


5 comentários:

  1. Excelente post !! Há como saber a quantidade de vacâncias para este cargo ?? Os analistas aprovados no último concurso estão ávidos por notícias... Muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, a lei que rege a carreira de Analista prevê 750 vagas. 250 em cada uma das 3 categorias. Hoje existem 345 em exercício, sendo que desses cerca de 160 estão na terceira categoria, ou seja, temos, pela lei, cerca de 90 vagas para acesso de novos analistas. Além disso, o concurso de 2013 previa a posse de 200 Analistas. Realmente a SEFAZ convocou esse número. Até mais, cerca de 250. Mas muitos não tomaram posse, outros já passaram para outros concursos e pediram exoneração. Esses 160 que estão na terceira são os que tomaram posse a partir do concurso de 2013. Então pelo concurso ainda existem cerca de 40 vagas em aberto. Lembrando que esses são números aproximados, existe uma grande dinâmica de exonerações e aposentadorias e apenas a Coordenação de Administração de Pessoal (COAD) pode fornecer o número correto e oficial.

    ResponderExcluir
  3. Na semana passada o processo do concurso foi para a SEPLAG, e nessa semana ele foi para subsecretaria geral da SEFAZ. O que podemos esperar desses movimentos?

    ResponderExcluir
  4. Informalmente soubemos que o processo foi à SEPLAG para estudos de impacto que uma possível nomeação traria ao caixa do estado. Não quer dizer nada do ponto de vista prático. A impressão é que a administração está reunindo números e pareceres a sua defesa em eventuais mandados de segurança e ações judiciais.

    ResponderExcluir
  5. E mais uma vez o processo do concurso foi para a SEPLAG.

    ResponderExcluir