quarta-feira, 12 de abril de 2017

Pezão recebeu dinheiro em espécie e em contas no exterior, dizem delatores

Pezão recebeu dinheiro em espécie e em contas no exterior, dizem delatores
Benedicto Júnior e Leandro Azevedo não mencionaram valores que governador do RJ teria recebido. Em nota, peemedebista disse que acusações são 'mentirosas'.
Por G1 Rio
12/04/2017 13h45  

Dois dos executivos da empreiteira Odebrecht que fizeram acordo de colaboração premiada citaram o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), como destinatário de recursos de origem ilegal. As citações a Pezão, feitas por Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Leandro Andrade Azevedo, levaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a enviar petição para abertura de investigação contra o governador no Superior Tribunal de Justiça (STJ) - foro apropriado para processos que envolvem governadores.
Segundo os depoimentos dos delatores, Pezão recebeu pagamentos indevidos em espécie e por meio de contas bancárias abertas no exterior. Os repasses de dinheiro teriam sido registrados no sistema "Drousys", usado pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht para registrar os pagamentos de propinas a políticos e comandado por outro delator, Hilberto Silva. Nos depoimentos não há menção aos valores que Pezão teria recebido.
Em nota, Pezão classificou as acusações como mentirosas e afirmou que nunca teve conta bancária em instituições estrangeiras. "O governador Luiz Fernando Pezão classifica como mentirosa a acusação e nega com veemência que tenha recebido recursos ilícitos pessoalmente ou por meio de contas bancárias. Ele ressalta ainda que não tem e nunca teve conta no exterior", diz o texto.
Ao G1, o governador afirmou ainda que que esteve em diversas reuniões com Benedicto Júnior e Leandro Azevedo, mas que nunca recebeu nenhum valor em espécie. Pezão disse ainda duvidar que os executivos tenham feito essas afirmações em seus depoimentos.
Além de Pezão, outros 11 governadores, 24 senadores, 37 deputados, oito ministros e cinco ex-presidentes aparecem entrem os citados pelos executivos da Odebrecht na maior delação da história do pais. Confira a lista com todos os nomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário