quarta-feira, 15 de julho de 2015

Transparência e Publicidade do Governo do RIo



Está hoje no DOERJ, na página 1 na sessão de Despachos do Governador:



EXPEDIENTE DE 14 DE JULHO DE 2015
PROCESSO Nº E-04/108/3/2015 - AUTORIZO, nos termos da proposta da Senhora Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, às fls.13, destes autos.
Id: 1858488


É um processo E-04,  da SEFAZ, o que nos interessa. Afinal qualquer coisa que o secretário autorize na SEFAZ pode interferir nas nossas atividades.

Constatando que passou pela SEPLAG, nos interessa mais ainda, pois pode dizer respeito a servidor e/ou a remuneração. Como o texto no DO é curto e lacônico, recorremos ao site que todo cidadão tem acesso para consultar processos, "www.consultaprocesso.rj.gov.br"

Segue imagem capturada:

Ou seja, sabemos que se iniciou de um ofício da Secretária de Trabalho e Renda, passou pela SEPLAG antes de chegar na Casa Civil.

Mas o assunto 99 - "ASSUNTOS EVENTUAIS E TRANSITORIOS" não dá a mínima ideia à sociedade do que se trata o despacho do Governador.

Pode ser até uma bobagem, mas essa é apenas uma amostra da dificuldade que o cidadão encontra em conhecer os atos do governo.

Publicidade exige transparência. 

Dar publicidade a um ato administrativo de forma cifrada e codificada não é publicidade. Pelo contrário, dá a impressão ao cidadão que há interesse em esconder algo.

A ANAFERJ solicita e recomenda a administração que se paute de forma direta, transparente à população do estado, pois apenas assim se estabelece uma relação Cidadão/Poder Público de credibilidade e confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário