quarta-feira, 29 de junho de 2016

O Governo quer fazer o servidor de otário.

No dia 14 de junho, o governo alegou não ter recursos para pagar o salário de maio dos servidores. Então, sem qualquer ato legal que desse amparo, depositou mil reais na conta de cada servidor e mais a metade do saldo devido.

Enfatizamos que não localizamos no Diário Oficial do Estado qualquer ato que desse embasamento a essa manobra. O governo não teve sequer o cuidado de dar um aspecto legal como fizeram com o 13°. Foi tudo de boca e na imprensa.

Isso ocorreu no dia 14. Hoje, é dia 29 e o governo segue alegando que não há recursos. Informou que o saldo a pagar é algo em torno de 460 milhões.

Só que se passaram 15 dias, metade de um mês! Será que não entrou nada no caixa do Estado?

Pra comparar, pegamos o pior mês de arrecadação em 2016, que somou 3,2 bi. Isso sem contar os repasses federais. Tomando como base essa arrecadação, podemos presumir que entraram no cofre do estado do dia 15 pra cá, algo em torno de 1,6 bi.

Como alegar que não há recursos para pagar 400 milhões do salário dos servidores? Onde está sendo alocado o dinheiro?

A impressão que fica é que o governo está jogando com o nosso desespero pra barganhar com o governo federal e obter ajuda sem precisar cortar secretarias, nenhum dos 20 mil cargos de livre nomeação e nem rever nenhum benefício fiscal concedido aos amigos do poder.

Só que o servidor e suas famílias não podem ser a bucha de uma verdadeira farra de má gestão do dinheiro público.

Os servidores exigem o mínimo de respeito: Receber o mês trabalhado em dia. Não aceitaremos esse papel de otário que o governo quer nos dar.

Um comentário: