sexta-feira, 15 de junho de 2018

Uma semana sem sistemas!


Diversos de sistemas de informática do Estado do Rio de Janeiro estão indisponíveis desde segunda-feira, dia 11.



Alguns deles são de extrema importância para o funcionamento do Estado como: 


• Consulta Cadastro de Matrícula da Rede Escolar (ENS);

• Controle de Processos e Documentos (UPO); 

• Controle do IPVA (RVA);

• Dívida Ativa (RDG), incluindo Parcelamento de Débitos (RPR); 

• Roubos e Furtos de Veículos (SRF); 

• SIGA - Sistema de Aquisição;

• Taxa de Incêndio (RTI);

• Comunicação DETRAN / BRADESCO;


A primeira previsão do PRODERJ era de que os sistemas voltariam a funcionar na quarta feira, dia 14.

Na última sexta-feira dia 15, na hora do almoço, veio um informe dizendo que não há qualquer previsão de retorno dos sistemas.

Toda a tramitação de processos administrativos no Executivo, além do sistema de consultas a veículos roubados e a cobrança de dívida ativa seguem parados.

Fontes de servidores disseram que há um grave problema nos discos dos mainframes de grande capacidade no Proderj e que o corpo técnico do órgão já havia alertado a direção para a urgência das trocas. Como nada foi feito de forma preventiva, o prejuízo agora é maior.

Esperamos que o sistema retornem logo e que os procedimentos de reparo não tenham sido feitos de forma emergencial e sem licitação.



Um comentário:

  1. Faltou dizer que a Secretaria de Fazenda é uma das grandes responsáveis por esta situação. O PRODERJ é uma autarquia vinculada à SEFAZ, e a Secretaria botou a mão em 250 milhões de reais para investir em tecnologia, sendo que nem 1 Real foi para o PRODERJ. E pior, a SEFAZ quer assumir a função institucional do PRODERJ e ser o órgão de TI do Estado, nos ultimos 3 anos retira diversos sistemas da autarquia e os leva para sua estrutura própria, o exemplo maior é o sistema da folha de pagamento SIGRH. Sucateia o órgão, rouba sua missão institucional, e agora quer apontar o dedo botando notinha em blog e na grande imprensa? Assumam sua responsabilidade, pq não pegam os sistemas que agora estão parados e botam pra funcionar?

    ResponderExcluir