terça-feira, 24 de novembro de 2015

Será que vem aí o substituto do Cupom Mania?

Desde janeiro de 2015, quando o ex-secretário Sérgio Ruy Barbosa extinguiu o cupomania o estado do Rio não tem um programa de incentivo para o consumidor solicitar a nota fiscal (Seja cupom, seja NFC-e).
A Anaferj apresentou o projeto NotaRJ e o deputado André Lazaroni encaminhou o projeto de lei 219/15 à ALERJ, que se encontra em tramitação. Agora o atual secretário Júlio Bueno anuncia algo para 2016.
Estamos torcendo para que seja um programa que efetivamente estimule o cidadão, com visibilidade, mecânica simples visibilidade e transparência.  



24/11/2015

Jornal do Commercio (RJ)
RJ estuda 'programa de milhagem' para reforçar o ICMS

ICMS
Governo planeja criar programa de milhagens
Ideia é oferecer vantagens, como desconto no IPVAe créditos no Bilhete Único, para os contribuintes que solicitarem a nota fiscal na aquisição de produtos e serviços
DA REDAÇÃO
Com o caixa debilitado pela queda nos preços internacionais do barril de petróleo e o fraco desempenho de vários setores da economia, o Governo do Estado planeja aumentar a arrecadação transformando consumidores em fiscais, A ideia é criar um programa de vantagens - semelhante às milhas oferecidas por companhias aéreas - aos consumidores que solicitam a nota fiscal na aquisição de produtos e serviços. A medida ajudaria a elevar as receitas com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo estadual.
"Estamos trabalhando num projeto muito atraente. Ao fazer uma compra, o consumidor informa seu CPF e ganha pontos, que podem ser trocados por prêmios, que vão de entradas para o Theatro Municipal à redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), de créditos no Bilhete Único a ingressos para o Maracanã", explica o secretário de Fazenda, Júlio Bueno. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, o programa deve ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.
Segundo o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016, encaminhado pelo governo do estado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em setembro, a receita com o ICMS deve chegar a RS 37 bilhões, o equivalente a 46,8% do valor total a ser arrecadado.
A ideia não é exatamente nova, já que em São Paulo o Nota Fiscal Paulista (NFP) devolve parte do ICMS arrecadado pelo estado ao consumidor que insere seu CPF na nota em conta-corrente. Os repasses são feitos em duas parcelas anuais e também é possível abater do IPVA. Também com as receitas em queda, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) cortou em um terço o valor a ser rateado pelos participantes e transferiu para 2016 um repasse que seria feito este ano. O projeto fluminense, a princípio, não prevê esse tipo de desembolso.
Fiscalização
O governador Luiz Fernando Pezão anunciou ontem a instalação de scanners, em forma de portais, para aumentar a eficácia da repressão à circulação ilegal de cargas nas estradas fluminenses. O objetivo é combater a sonegação e os tráficos de drogas e armas. "Está previsto um investimento de R$ 600 milhões, que serão obtidos por meio de uma parceria público-privada", afirmou o chefe do Executivo estadual.
Os equipamentos serão instalados nos postos fixos de fiscalização do programa Barreira Fiscal, localizados em Nhangapí (Via Dutra, em Itatiaia), Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna), Levy Gasparian (BR-040), Mato Verde (BR-101 Norte) e Angra dos Reis (BR-101 Sul).
O objetivo é facilitar o trabalho dos agentes na abordagem de veículos de carga suspeitos. "Os aparelhos poderão identificar a quantidade e o tipo de produto que está sendo transportado. Essas informações serão confrontadas com as especificadas nas notas fiscais das cargas", explica o secretário de Fazenda, Júlio Bueno.
"Todo o trabalho será feito em parceria com a Secretaria de Segurança. Recentemente, desbaratamos uma grande quadrilha de combustível pirata. Quase cem carretas foram apreendidas. Essas refinarias ilegais geram um prejuízo bilionário para os cofres do estado", complementa Pezão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário