quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Rio de Janeiro: pior situação fiscal do país



Extra, p.14
Rio de Janeiro: pior situação fiscal do país
Com novas regras, 50% dos Estados não obteriam empréstimos da União

O Tesouro Nacional alterou a metodologia de cálculo da Capacidade de Pagamento (Capag) dos estados, pela qual os entes são avaliados no momento de obter o aval da União para empréstimos. Pelo novo método, somente 14 das 27 unidades da federação mais o Distrito Federal receberam notas A e B, que indicam boa situação fiscal.
Três indicadores compõem o Capag: endividamento, poupança corrente e liquidez. “De acordo com a combinação da classificação dos três indicadores, sabe-se se o ente está elegível a obter garantia da União na contratação de novos empréstimos”, explicou o Tesouro.
Apenas Espírito Santo e Pará tiveram avaliação A. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, considerados os estados em pior situação financeira do país, tiveram a menor nota: D. Foram mal avaliados nos três indicadores. “Possuem alto endividamento e descompasso entre as receitas correntes e as despesas correntes, além de não terem caixa de recursos não vinculados para honrar as obrigações financeiras”, afirmou o relatório.

No caso do Rio, a dívida consolidada é de 239,73% da Receita Corrente Líquida (RCL). No indicador de poupança, a despesa corrente chega a 105,1% da receita corrente. E as obrigações financeiras fluminenses equivalem a 2.776,57% da disponibilidade de caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário