sexta-feira, 15 de abril de 2016

Nota ANAFERJ sobre ocupação do prédio da SEFAZ

A diretoria da ANAFERJ e seus associados acompanharam com apreensão o desenrolar dos acontecimentos da tarde dessa quarta-feira, dia 14/4 quando movimentos dos profissionais de educação ocuparam o prédio sede da secretaria na Av. Presidente Vargas, 670.

A Sefaz é a nossa casa e prezamos pela manutenção e bom uso de suas instalações. Faltou por parte da administração do prédio o planejamento para evitar que tal fato ocorresse.

Nenhum dirigente ou associado da ANAFERJ participou do ato de ocupação. O ato não foi convocado, organizado ou teve apoio da ANAFERJ ou do MUSPE. Foi um iniciativa de servidores da educação revoltados com as últimas decisões tomadas pelo governo do estado.

A decisão da administração da Fazenda foi acertada no sentido de retirar os servidores do prédio e evitar conflitos e pânico. Já a nota proferida pelo governo foi precipitada porque falava em vandalismo e depredação, o que de fato não ocorreu.

Os senhores de terno e gravata que despacham em gabinetes com suas planilhas coloridas tem que saber que suas ações afetam a vida das pessoas e, quando equivocadas,  podem gerar revolta. Principalmente quando são tomadas de forma insensível e penalizando os mais fracos.

Nós não apoiamos radicalismos ou manifestações sem planejamento e objetivos definidos. Mas é importante frisar que foram as escolhas do atual grupo político que está no governo que levaram o Rio de Janeiro a esse estado de calamidade. Com a saúde pública em colapso, educação em greve e atrasos de salário.

A administração insiste em não enxugar custos de forma efetiva e em nem tentar renegociar os bilionários incentivos fiscais. Estamos nos endividando cada vez mais e a solução para crise passa, antes de tudo, por uma mudança de postura da administração estadual.

Enquanto a administração não acordar para a realidade e fazer um enfrentamento real da crise, estará contribuindo para que situações como as vividas ontem continuem a acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário