quarta-feira, 6 de abril de 2016

Salário virá parcelado

Servidor – Nelson Lima Neto (Extra, manchete e p.15)

- Folha de março parcelada (Manchete do jornal) - O governo deve anunciar, até o fim da semana, o parcelamento dos salários dos servidores públicos do estado. As receitas que entrarão no caixa da Secretaria de Fazenda, nos próximos dias, definirão como será feita a divisão dos vencimentos. Ontem, em entrevista ao Extra, o governador interino Francisco Dornelles garantiu que todos receberão no dia 14. Resta definir o valor. 
Entre os membros do Executivo, somente um milagre fará com que a folha seja quitada totalmente em 14 de abril. Um deles é a liberação, por parte da Fazenda Nacional, do empréstimo de R$ 1 bilhão para financiar o Rioprevidência, e assim bancar os benefícios dos 153.463 inativos e 94.835 pensionistas. 
“Que vai ser pago um percentual, vai. E será avisado com antecedência ao servidor. No mais tardar até o final da semana. O nosso maior sofrimento é não pagar alguém que conta com um salário que não vem. Vamos fazer todo o esforço até a última hora. Temos uma arrecadação maior em abril dos aumentos de impostos do fim do ano passado. Agora, é analisar o comportamento dessa arrecadação”, disse Dornelles. 
A tendência é que o governo estipule um teto para o pagamento no 10º dia útil do mês. A prioridade, em meio à situação complicada que o estado vive, é que os funcionários com salários mais baixos sejamos menos prejudicados. 
“Temos de analisar o que está à nossa disposição. A tendência é essa. Pagar o valor mínimo que pudesse fazer com que 50% do funcionalismo receba o salário integral. De forma que as pessoas de menor renda não sejam prejudicadas”, completou. 

Hoje, os servidores iniciam uma greve geral com prazo indeterminado. O secretário de Governo, Affonso Monnerat, terá uma reunião com membros do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado do Rio (Muspe), que lideram a paralisação do funcionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário