sábado, 24 de março de 2018

Violência - Elementar, meu caro Watson

Muito se fala sobre a violência e a segurança pública. O debate se limita muito à investimento na política de enfrentamento: Mais policiais, mais armamentos, mais helicópteros, mais viaturas, mais caveirões blindados... E mesmo com os gastos em segurança suplantando em muito os recursos da Educação, Saúde e qualquer outra coisa, a violência parece aumentar a cada dia. 
Ou seja, a administração pública parece estar enxugando gelo e jogando dinheiro público pelo ralo em uma guerra sem fim.

Quando um problema é complexo, parece insensato esperar obter resultados diferentes, repetindo continuamente a mesma abordagem e a mesma estratégia.

Gostaríamos de convidar você para analisar os mapas abaixo e tirar suas próprias conclusões. Ao final, há um link para um vídeo de uma experiência científica interessante para assistir.

Mapa 1 - Produto Interno Bruto (Brasil - 9º lugar - 2015)



https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal



O Brasil é o 9º país do mundo em geração de riquezas. A cor do mapa do Brasil é mais escura do que a maioria dos países, o que significa que estamos entre as maiores economias do planeta.

Mapa 2 - Produto Interno Bruto Per capita (Brasil - 50º lugar - 2015)


https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capita


Quando dividimos aritmeticamente a riqueza gerada pelo número de indivíduos, o Brasil, por ter grande população, caí para a 50ª posição. Como a pesquisa analisa cerca de 200 países, ainda estamos entre os 25% mais ricos nessa avaliação.

Mapa 3 - Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (Brasil - 79º lugar - 2016)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

O IDH cruza dados econômicos com indicadores sociais - tempo médio na escola, expectativa de vida (que reflete o acesso à serviços públicos como saneamento, saúde). Essa é a MÉDIA da população. Nesse ranking o Brasil cai mais um pouco, demostrando que os serviços para a população são insuficientes e que serão necessários muitos investimentos para colocar o Brasil no mesmo patamar da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Coréia do Sul, por exemplo. Mas ainda estamos na "parte de cima" da tabela.

Mapa 4 - Coeficiente de Gini - Desigualdade Social (Brasil 178º lugar - 2016)


https://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini


É nesse gráfico que a realidade se mostra cruel. O Brasil, entre os 10 países mais ricos do planeta, é também um dos 10 mais desiguais. Ficamos mais próximos da África subsaariana do que da Europa, Canadá, Austrália ou Japão. Mesmo países pobres como os do Norte da África ou monarquias absolutistas do Oriente médio são mais justos. A Índia e seu milenar sistema de castas conseguiu formar uma sociedade mais justa que a nossa.


"Tá bom. Entendi. Mas o que isso tem a ver com a violência?"


Se a relação não é óbvia para todos, segue relato e vídeo sobre experimento científico com primatas:




"Em um experimento recente, o primatologista Frans de Waal pôs dois macacos-capuchinhos em duas jaulas adjacentes, de modo que cada um pudesse ver o que o outro estava fazendo. De Waal e seus colegas puseram pequenas pedras em cada jaula e treinaram os macacos a lhes darem essas pedras. Toda vez que um macaco entregava uma pedra recebia comida em troca. No começo, a recompensa era um pedaço de pepino. Os dois macacos gostaram muito e comeram os pepinos com satisfação. Depois de algumas rodadas, De Waal passou à fase seguinte do experimento. Dessa vez, quando o primeiro macaco cedeu uma pedra, ganhou uma uva. Uvas são muito mais saborosas que pepinos. No entanto, quando o segundo macaco deu uma pedra, recebeu uma fatia de pepino. Esse macaco, até então muito feliz com seu pepino, ficou enfurecido. Pegou-o e por um instante olhou incrédulo para ele; depois jogou-o com raiva nos cientistas e começou a saltar e a guinchar ruidosamente. Ele não era nenhum otário.

Esse hilariante experimento (...), gerou a crença de que os primatas possuem uma moralidade natural e que a igualdade é um valor universal e atemporal. As pessoas são igualitárias por natureza, e sociedades em que prevalece a desigualdade não podem funcionar bem devido ao ressentimento e à insatisfação."

 Prof. Yuval Noah Harari - Em Homo Deus - Uma breve história do amanhã.


CONCLUSÃO:


Enquanto nossa sociedade não resolver a questão da desigualdade social, não há orçamento público ou sistema de repressão que dará conta da criminalidade. 
Pode-se gastar 100% do orçamento estadual, chamar policiais em concurso, convocar as forças armadas, a Força Nacional, continuar se matando criminosos (e por consequência, policiais, pois não existe guerra onde só um lado sofre baixas) que não vai se evitar que andemos no Rio de Janeiro com medo.
A solução do problema é complexa, mas passa por um conjunto de medidas que começam com:
Investimento maciço em Educação Pública e uma política de maior oferta e valorização do trabalho honesto, com salário mínimo decente e com reajuste real. 

Uma reforma tributária que pare de punir a Produção e o Consumo e comece a cobrar impostos de lucros/dividendos, do mercado financeiro e sobre herança/patrimônio. 

Uma discussão honesta sobre a questão das drogas, que é a maior fonte de poder econômico do crime organizado, e coopta agentes públicos e politicos.

Enquanto a sociedade não abrir o olho e eleger políticos inteligentes e com visão, continuaremos nessa guerra insana que mata policiais, crianças, cidadãos do bem e do mal diariamente e que consome nossos recursos públicos, inviabilizando nosso futuro como sociedade.

Um comentário:

  1. Achei o posicionamento no post muito razoável. Parabéns para quem escreveu.

    ResponderExcluir