terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Servidores evitam novo desconto de sindicato de fachada

De todas as covardias cometidas contra os servidores do Estado nesses últimos anos, a mais dolorida foi o desconto de um dia de trabalho realizado em dezembro de 2016 por um sindicato fictício, que existe apenas no papel, o SINDSERJ.

Esse sindicato, uma jogada de alguns servidores, assessorados por advogados espertos, tem a pretensão de se apresentar como representante de TODOS os servidores do Poder Executivo do Estado.

Se esse delírio fosse apenas megalomania de gente sem noção, poderíamos rir disso tudo, mas eles foram além: Pleitearam judicialmente o desconto do Imposto Sindical de TODOS os servidores do Estado. O impensável ocorreu: De alguma forma, esse argumento foi validado em tribunais superiores e eles conseguiram efetivamente descontar um dia de nossos salários, em um momento de atrasos e parcelamentos. No maior caso de covardia nesse período, pois foi feito por colegas contra o coletivo de servidores.

Eles se aproveitaram de uma brecha: Por termos passado por um período não democrático em nossa história, e até hoje a regulamentação de greve no Serviço Público não ter sido realizada, os sindicatos e associações existentes, em sua maioria, não tem o registro definitivo no Ministério do Trabalho. Uns porque nunca entraram com o pedido. Outros porque apesar de cumprirem as exigências legais, não obtiveram a resposta. Esse Sindicato, de algum forma, conseguiu.

Com a Reforma Trabalhista de 2017, o Imposto Sindical acabou. Mas alguns advogados defendem a tese de que se a Assembleia da categoria decidir, o empregador é obrigado a realizar o desconto em folha. E esse era o objetivo da Assembleia chamada ontem pelo Sindserj.

Anúncio Publicado na 4ª feira de cinzas, ponto facultativo.
Essa tentativa de descontar mais uma vez em folha, é prova inequívoca que a única motivação deles é pecuniária, uma vez que esse sindicato nunca participou de nenhum evento, ato, manifestação ou reunião dos servidores nesses anos de briga do funcionalismo com o governo pela manutenção de seus salários e direitos.

Outra prova de que algo não estava certo, é que a convocação foi feita em uma quarta feira de cinzas, dia de baixa tiragem dos jornais e ponto facultativo. O anúncio não estava no website da entidade, dando a entender que a publicação do anúncio era apenas pra cumprir uma formalidade, sem intenção de dar a publicidade necessária a uma entidade que se diz representante de TODO o funcionalismo.

Auditório para 80 pessoas
Outra demostração de que eles não esperavam que ninguém lesse a convocação foi a capacidade do auditório reservado para a Assembleia de TODO o funcionalismo estadual: 80 lugares.

Ainda bem que alguém viu o anúncio e começou a circular entre os grupos de Whatsapp até chegar no MUSPE. A ANAFERJ foi uma das entidades que cobrou do coletivo um posicionamento oficial sobre a assembleia. Em reunião o MUSPE decidiu convocar as categorias para comparecer e votar contra o desconto.

A diretoria da ANAFERJ e nosso advogado estiveram na assembléia e junto a servidores de outras categorias disse NÃO ao desconto em folha de um sindicato que não representa ninguém.

No final, os servidores presentes exigiram dos integrantes da mesa que fosse convocada assembleia para deliberar sobre a devolução do dinheiro descontado em 2016 e a desistência das ações onde esse Sindicato pleiteia 6 anos de imposto sindical.

Eles prometeram chamar a Assembleia para Abril.

Vamos acompanhar
Direitoria ANAFERJ presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário