terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Afinal, o brasão do Estado mudou?

No último dia 8 de fevereiro o novo governo publicou sua marca institucional (Anaferj noticiou). 



Essa publicação gerou dúvidas em muito servidores. Alguns disseram que era a alteração apenas da logomarca, para se referir ao governo Witzel. Outros defenderam que o governador estava criando um novo brasão do Estado.







As figuras são quase idênticas. As diferenças mais perceptíveis são duas: 1) A águia da nova logomarca está pousada com as asas fechadas ao contrário da águia levantando voo do Brasão oficial. 2) O círculo onde a águia se apoia não está redondo e sim elíptico (esticado verticalmente). 

De alguns anos para cá, cada novo governo cria uma identidade visual, como no quadro abaixo:

Marcelo Alencar também tinha uma marca onde o espaço entre o "R" e o "J" formava uma seta pra cima, mas não achamos sinal dela na internet. Aliás falta uma memória institucional. Aparentemente cada governo que entra, faz um esforço pra apagar o anterior.

Mesmo com suas marcas pessoais, em nenhum momento, algum desses governadores alterou o Brasão do Estado, que foi modificado pela última vez pela lei 5.138 de 1963. Ou seja, resistiu ao regime militar, à redemocratização e ao mandato de diversos governadores.

A situação ganhou mais um capítulo hoje dia 12/2, pois o Diário Oficial veio com o novo símbolo em sua capa no lugar do Brasão tradicional. 

Só que na nossa visão, o decreto de Witzel não substitui o Brasão. É apenas a logomarca do governo.

Acreditamos ser necessário o esclarecimento do Palácio, pois todos os documentos oficiais de todos os poderes levam o brasão, assim como nossa bandeira, os fardamentos de militares e uniformes escolares




Um comentário:

  1. A conclusão é absolutamente pertinente. Foi exatamente isso o que eu disse a vários colegas que estavam pensando que o brasão havia sido mudado: nada mudou, apenas a propaganda do governante, feita com o dinheiro público. Todavia, lamentavelmente, até altos dirigentes estão usando o "novo logotipo" em substituição ao brasão do Estado - não sei se por burrice ou se com a intenção de se manterem, subservientemente, em cargos de chefia.

    ResponderExcluir