sexta-feira, 29 de junho de 2018

ALERJ aprova as contas de Pezão




 Alerj aprova contas de 2017 do governo de Luiz Fernando Pezão
Em maio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou à Casa um parecer recomendando que os deputados estaduais rejeitassem as contas.
Por Mônica Sanches, TV Globo
 

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em sessão extraordinária desta quinta-feira (28), as contas de 2017 do governo de Luiz Fernando Pezão. A prestação de contas do governo foi aprovada com o seguinte placar: 39 parlamentares favoráveis e 19 contrários.

O resultado do plenário da Assembleia contraria decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em maio, o tribunal enviou à Casa um parecer recomendando que os deputados estaduais rejeitassem as contas.

Embora tenham sido refutadas pelo TCE, a Comissão de Orçamento da Alerj emitiu parecer favorável às contas, aceitando a principal justificativa do governo de que "a grave crise financeira" vivida no Rio foi mais aguda no ano passado.

Presidente da Comissão de Orçamento e líder do governo na Casa, o deputado Gustavo Tutuca (MDB) avaliou que o Rio continua em estado de calamidade nas finanças públicas.

No dia 20 de junho, segundo informações da Alerj, o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Fernandes, fez uma apresentação das contas do governo de 2017 na qual disse que o déficit orçamentário do Estado caiu 41% em relação a 2016.

De acordo com o secretário, o governo fechou o ano de 2017 com R$ 5,7 bilhões no vermelho, contra um saldo negativo de cerca de R$ 9,7 bilhões no ano anterior.

"Sabemos que o cenário ainda não é positivo, mas de 2014 a 2016 tivemos uma perda acumulada de Produto Interno Bruto (PIB) estadual de 7%, e no ano passado começamos a perceber uma melhora, mesmo que tímida. Estamos caminhando para sair do vermelho", garantiu Luiz Claudio.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/alerj-aprova-contas-de-2017-do-governo-de-luiz-fernando-pezao.ghtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário