terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Reunião dia 12/01 define estrutura do novo governo


Governo Witzel promete mudança na estrutura de secretarias na próxima semana
Agenda corrida de governador adiou conclusão de trabalho para mudar organização de cargos comissionados
Por PALOMA SAVEDRA
Publicado às 03h00 de 04/01/2019 - Atualizado às 03h00 de 04/01/2019



Rio - Ficou para a próxima semana a definição do novo modelo de organização de cargos comissionados do Estado do Rio. A intenção do governo era de que as regras saíssem até amanhã, mas a semana corrida em meio a posses de secretários adiou a medida. A mudança estrutural faz parte do corte de 30% de gastos já defendida pelo governador Wilson Witzel.


A orientação do governo a cada secretário será feita por decreto ou por circular encaminhada às pastas, como a Coluna informou ontem. A ideia, segundo fontes do Executivo, será unificar a estrutura, para que cada secretaria tenha servidores em funções similares. Mais detalhes serão fechados em reunião no dia 12: na ocasião, o secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues, apresentará propostas para serem implementadas.
O enxugamento de despesas tem duas etapas: a primeira é pela revisão de contratos com fornecedores e aluguéis. Os secretários deverão reduzir custos ao máximo. Já a segunda etapa se voltará aos servidores comissionados. E integrantes do governo afirmam que haverá mais exonerações pela frente.
Alguns secretários sinalizam ainda que, na prática, essa mudança poderá significar a extinção de funções. A ideia é que as secretarias tenham cargos iguais, formando assim uma nova estrutura padronizada.
O tom de austeridade do governo Witzel também foi ressaltado no discurso do governador, na última quarta-feira. Após a transmissão de cargo, pediu compreensão do Tribunal de Contas do Estado e da Justiça no que se refere ao cumprimento dos índices constitucionais (investimentos mínimos na Saúde e Educação), destacando o déficit orçamentário de R$ 8 bilhões do estado.

https://odia.ig.com.br/colunas/servidor/2019/01/5607891-governo-witzel-promete-mudanca-na-estrutura-de-secretarias-na-proxima-semana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário