sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Entrevista com futuro Secretário de Fazenda



Futuro secretário da Fazenda do Rio quer aumentar arrecadação facilitando a vida do contribuinte
Programa adotado em São Paulo deverá ser levado para o governo Witzel

Cleide Carvalho
22/11/2018 - 21:06 / 22/11/2018 - 21:54

SÃO PAULO. O futuro secretário da Fazenda e Planejamento do Rio, Luiz Cláudio Rodrigues Carvalho, afirmou que pretende fazer uma gestão técnica para alcançar o reequilíbrio fiscal do estado. Funcionário público de carreira, concursado, Carvalho disse que levará para o governo do Rio programas que deram certo em São Paulo, como o Nos Conformes, que conseguiu gerar aumento de mais de R$ 500 milhões em receita em seis meses com a simplificação de normas tributárias e com modelos de facilitação de pagamento aos bons contribuintes.





Qual a prioridade estabelecida pelo novo governador?
É adotar uma série de medidas para reverter o quadro de crise fiscal do estado. Precisamos fortalecer a receita de impostos, analisar as transferências da União e também estudar criteriosamente o gasto público. É uma agenda não só do Rio, mas do Brasil inteiro.


Qual alternativa para aumentar a arrecadação em curto prazo?
Temos de melhorar o ambiente de negócios e a forma de pagar imposto tem de ser mais simples. São Paulo tem uma agenda de simplificação da tributação e das normas que vamos levar para o Rio. A ideia é ser menos punitivo, orientar mais e facilitar a vida do bom contribuinte. O Programa Nos Conformes gerou em seis meses aumento da arrecadação superior a R$ 500 milhões. É possível aumentar a arrecadação sem aumentar a carga tributária.

O Rio vai permanecer no regime de recuperação fiscal?
Ainda não me aprofundei em questões especificas. Essa é um tema complexo que envolve o que foi acordado pelos governos que se encerram.
O senhor pretende manter a privatização da Cedae?
Não conheço a situação da empresa, mas posso dizer com tranquilidade que não tenho posição ideológica contrária à privatização. Conduzi a privatização da Companhia Energética de São Paulo, a Cesp, entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Haverá mudanças nas isenções fiscais?
Elas nasceram num ambiente de guerra fiscal e é preciso revisar e analisar a eficácia. O que precisamos fazer é gerar emprego e renda.

Já começou a formar a equipe?
Vou acompanhar a transição de governo no Rio e São Paulo. Estarei nas duas ao mesmo tempo. Vou levar técnicos de São Paulo para compor a equipe, mas ainda não sei para quais cargos.

Os servidores do Rio enfrentaram atrasos constantes nos salários. Isso pode voltar a acontecer?
Atrasar salário é um problema muito sério. Afeta a motivação e precisamos de servidores comprometidos com a solução da crise. É preciso buscar solução imediata. Na medida do possível e do impossível, pagar em dia

https://oglobo.globo.com/rio/futuro-secretario-da-fazenda-do-rio-quer-aumentar-arrecadacao-facilitando-vida-do-contribuinte-23253173

Nenhum comentário:

Postar um comentário