quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Quem será o Secretário de Fazenda do próximo governo?


Witzel vai dividir a secretaria de Fazenda e levar o Planejamento para a Governança


Nelson Lima Neto









Ao que tudo indica, a estrutura atual da Secretaria estadual de Fazenda e Planejamento será desfeita pelo governador eleito, Wilson Witzel. Integrantes da transição para o futuro governo já indicaram que as repartições ligadas ao Planejamento serão levadas para a nova secretaria de Governança — atual Casa Civil —, que terá como secretário José Luis Zamith, responsável pela organização de toda a transição para a futura gestão. A indicação é discutida entre os servidores da pasta e divide opiniões.
No caso dos ligados à Fazenda, os favoráveis apoiam a intenção de focar os trabalhos da pasta na arrecadação e fiscalização da mesma. Os contrários temem pelo trabalho de fusão, realizado há dois anos, desde a união das pastas. No Planejamento, o temor recai no perfil do futuro secretário. Apesar do caráter técnico, não se sabe como Zamith irá tratar pontos como a organização das despesas com pessoal e a utilização do patrimônio do Estado. Os favoráveis avaliam, porém, que o Planejamento voltará a ter autonomia na indicação de políticas públicas.
O maior obstáculo, neste momento, para o anúncio da nova composição das pastas é a ausência de uma indicação para a secretaria de Fazenda. Até o momento, três nomes já recusaram o convite para a vaga de secretário. Luiz Cláudio Carvalho, atual secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, surge como forte candidato, mas o próprio evitou confirmar se recebeu o convite de Witzel.
Em maio de 2016, o governador Luiz Fernando Pezão decidiu por fundir a antiga secretaria de Planejamento com a Fazenda. À época, o ex-secretário Júlio Bueno assumiu os dois órgãos. Após Bueno, outros dois secretários passaram pela pasta: Gustavo Barbosa e o atual, Luiz Claudio Lourenço Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário