sexta-feira, 8 de março de 2019

Witzel prometeu mulheres na metade das secretarias, mas só nomeou duas em 20 pastas

Witzel prometeu mulheres na metade das secretarias, mas só nomeou duas em 20 pastas




Com quase dois meses de gestão, governador do RJ ainda não conseguiu cumprir a promessa de representatividade feminina no primeiro escalão.


Por Gabriel Barreira e Lucas On Seehausen, G1 Rio e TV Globo
08/03/2019 06h00 Atualizado há 35 minutos



O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), ainda não chegou perto de cumprir uma promessa pela representatividade feminina feita durante a campanha. Em outubro, ele disse que teria "mulheres em metade do nosso secretariado". Até esta sexta (8), Dia Internacional da Mulher, são apenas duas mulheres nas 20 pastas.

As exceções nos dois primeiros meses de governo são Ana Lucia Santoro, no Ambiente e Sustentabilidade, e Fabiana Bentes, no Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Na prática, elas representam 10% do secretariado — contra os 50% almejados.

A promessa de representatividade feminina no primeiro escalão foi feita em evento de campanha em 16 de outubro, como noticiou o G1.

Em evento no Clube Municipal, ele disse a representantes da área de segurança pública que assumia um compromisso.

Em novembro, já com os primeiros secretários anunciados, Witzel admitiu que estudava convidar mais uma mulher para a Secretaria de Educação.

O contemplado, no entanto, foi Pedro Fernandes (PDT), candidato derrotado ao governo do estado que passou a auxiliar Witzel durante o segundo turno.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do governador, que informou que "os secretários de Estado foram escolhidos por suas qualidades e competências técnicas nas áreas em que atuam".

Lei Maria da Penha
Na quinta, véspera do Dia Internacional da Mulher, Witzel sancionou uma lei que impede a nomeação de condenados na Lei Maria da Penha em cargos comissionados.

O texto havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado e é de autoria do ex-deputado Dr Julianelli (Rede) e Enfermeira Rejane (PC do B).



https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/03/08/witzel-prometeu-mulheres-na-metade-das-secretarias-mas-so-nomeou-duas-em-20.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário