quinta-feira, 28 de março de 2019

Instalada a CPI do RioPrevidência


Eliomar Coelho discursa sob olhar do presidente Flávio Serafini

Sob a presidência do Dep. Flávio Serafini (PSOL) se iniciou hoje, dia 28/3/2019 os trabalhos da esperada CPI que vai avaliar a gestão do RioPrevidência, os motivos do déficit atuarial e apurar eventuais responsabilidades.

Foi eleito como Vice-Presidente da Comissão o deputado em primeiro mandato Alexandre Freitas (NOVO) e relator Waldeck Carneiro (PT). Integram a comissão ainda o Deputado Eliomar Coelho e Renata Souza (PSOL) e Anderson Moraes (PSL).





A pluralidade de partidos e o fato de não haver deputados do MDB ou ligados à gestão Cabral/Pezão garantem legitimidade e independência à Comissão.

Além disso, a partir das prerrogativas que uma Comissão Parlamentar de Inquérito possui, que vão desde convocar toda e qualquer pessoa, incluindo autoridades a prestar depoimentos e responder perguntas nunca antes feitas, os deputados têm o poder de solicitar dados dos órgãos, mesmo aqueles classificados como sigilosos.

A comissão tem 90 dias, prorrogáveis por mais 90 para realizar sessões, diligências e emitir o relatório final que pode apontar dolo e indiciar agentes públicos e privados que tenham agido de má-fé.

Recentemente a CPI dos transportes da ALERJ prestou um grande trabalho para a sociedade na elucidação do caminho da propina do cartel da Fetranpor.

Acreditamos que nos próximos 6 meses muitas caixas pretas serão abertas e que os servidores finalmente conhecerão a real saúde financeira do fundo e como ele foi gerido nos últimos anos.

Que venham finalmente à luz todos os detalhes da operação Delaware que causou um prejuízo de 10 bilhões ao RioPrevidência. Prejuízo que está sendo pago por cada um de nós servidores com a alíquota extra de 3% dos nossos salários.


Sabemos quem perdeu, mas quem ganhou com isso? Quanto ganhou? Houve dolo ou culpa ou apenas irresponsabilidade? Porque essa operação foi realizada em Delaware? Quais foram as consultorias que receberam gordas comissões? Quem assinou um contrato tão leonino e de tão alto risco? Quem são os sócios da RIo Oil&Trust? Há caminho para reverter alguma parte da perda bilionária?


Nenhum comentário:

Postar um comentário