terça-feira, 27 de junho de 2017

DOERJ de 27/06/2017



1) Governador libera o empenho das folhas
2) Grupo de Trabalho ITD
      3) Remoção servidores

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ATOS DO PODER EXECUTIVO
DECRETO Nº 46.029 DE 26 DE JUNHO DE 2017
DISPÕE SOBRE A LIBERAÇÃO DE EMPENHO AO ORÇAMENTO EM VIGOR, E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,
CONSIDERANDO:
- a Lei Estadual nº 7.514, de 17 de janeiro de 2017, que estima a Receita e fixa a Despesa do Estado do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2017;
- a Lei Estadual nº 7.412, de 11 de agosto de 2016, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei orçamentária de 2017;
- a Lei nº 7.483, de 08 de novembro de 2016, que reconhece o estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira do Estado do Rio de Janeiro declarado pelo Decreto nº 45.692, de 17 de junho de 2016;
- a Lei nº 7.627, de 09 de junho de 2017, que altera a data de validade disposta no art. 2º, da Lei nº 7.483, de 08 de novembro de 2016;
- o Decreto nº 45.938, de 22 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece normas para execução orçamentária do Poder Executivo para o exercício de 2017;
- os efeitos em curso da renegociação da dívida com a União e os bloqueios já efetuados; e
- os desequilíbrios financeiros provenientes do arresto das contas do Estado do Rio de Janeiro, devidos à decisões judiciais,
DECRETA:
Art. 1º - Fica liberado para efeito de empenho, à conta das dotações orçamentárias constantes da Lei Estadual nº 7.514, de 17 de janeiro de 2017, o valor necessário para atender à complementação das despesas com a folha de pessoal ativo, inativo e pensionistas e com as despesas contempladas na Unidade Orçamentária Encargos Gerais do Estado sob a Supervisão da SEFAZ - EGE SEFAZ, para o exercício fiscal de 2017.
Art. 2º - Fica a cargo da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento - SEFAZ o detalhamento dos recursos necessários para a cobertura das despesas com as respectivas folhas de pessoal.
Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 26 de junho de 2017
LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Id: 2040456

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SUBSECRETARIA DE ESTADO DE RECEITA
ATO DO SUBSECRETÁRIO
PORTARIA SSER N° 138 DE 26 DE JUNHO DE 2017
DÁ PUBLICIDADE AO GRUPO DE TRABALHO, PARA OS FINS QUE MENCIONA.
O SUBSECRETÁRIO DE ESTADO DE RECEITA, no uso de suas atribuições legais e regulamentares,
RESOLVE:
Art. 1º - Dar publicidade ao Grupo de Trabalho, destinado a mapear, propor e implantar alterações nos fluxos de processos de trabalho da Auditoria Fiscal Especializada de ITD e Taxas - AFE 08, com fins de desburocratização, otimização, simplificação, maior celeridade, normatização e manualização.
Art. 2º - O Grupo de Trabalho, de que trata o art. 1º, será integrado pelos seguintes servidores:
I - Marcus Vinicius Silveira de Oliveira, Auditor Fiscal Chefe da Receita Estadual - ID 5006057-0;
II - Heron Szenberg, Auditor Fiscal Subchefe da Receita Estadual – ID 436532-1;
III - Helena de Jesus Mota de Campos, Auditora Fiscal da Receita Estadual - 195728-6;
IV - Denise Miranda Torres, Auditora Fiscal da Receita Estadual – ID 194231-4;
V - Raphael Martins Pascoli, Analista de Fazenda Estadual – ID 5019722-3.
Parágrafo Único - Os servidores relacionados neste artigo desempenharão suas atividades no grupo de trabalho sem prejuízo de suas atribuições.
Art. 3º - O Grupo de Trabalho, referido no art. 1º, será presidido pelo Auditor Fiscal Chefe Marcus Vinicius Silveira de Oliveira.
Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 26 de junho de 2017
ADILSON ZEGUR
Subsecretário de Estado de Receita
Id: 2040306

SUBSECRETARIA ADJUNTA DE FISCALIZAÇÃO
ATO DO SUBSECRETÁRIO-ADJUNTO DE 20.06.2017
REMOVE FABIANO MARTELOTTA PEREIRA, Analista de Fazenda Estadual, identidade funcional nº 50339346, da Auditoria Fiscal Regional 19.01 Itaboraí, da Subsecretaria Adjunta de Fiscalização, da Subsecretaria de Receita, da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento, para a Auditoria Fiscal Especializada 08- ITD e Taxas, da Subsecretaria Adjunta de Fiscalização, da Subsecretaria de Receita, da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento. Processo nº E-04/067/129/2017.
Id: 2040285

SUBSECRETARIA ADJUNTA DE FISCALIZAÇÃO
ATO DO SUBSECRETÁRIO-ADJUNTO DE 20.06.2017
REMOVE DEIVER FERREIRA JORGE, Analista de Fazenda Estadual, identidade funcional nº 50335006, da Auditoria Fiscal Regional 19.01 Itaboraí, da Subsecretaria Adjunta de Fiscalização, da Subsecretaria de Receita, da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento, para a Auditoria Fiscal Regional 35.01 - Nova Iguaçu, da Subsecretaria
Adjunta de Fiscalização, da Subsecretaria de Receita, da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento. Processo nº E-04/067/129/2017.
 Id: 2040237

DO Legislativo Pág. 5
ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EDITAL
SEMINÁRIO CAPTAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS
A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) apresenta o Seminário Captação e Mobilização de Recursos, com o objetivo de proporcionar a compreensão acerca de diferentes iniciativas para o planejamento, captação, execução de Projetos e Programas que tenham fontes públicas federais ou de fundos privados para o desenvolvimento.
O seminário será ministrado pelo professor Juca Ribeiro e a inscrição dos interessados obedecerá aos seguintes critérios de prioridade: servidores efetivos, comissionados e terceirizados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e outros órgãos públicos.
VAGAS: Serão disponibilizadas 100(cem) vagas.
CARGA HORÁRIA: 8 (oito) horas-aula.
DATA: 3 de agosto de 2017 l quinta-feira
HORÁRIO: 9h às 18h.
(INTERVALO PARA ALMOÇO: 13h às 14h)
LOCAL: Auditório da ELERJ, na Rua da Alfândega, nº 8/7 º andar.
EMENTA:
Conceito de Captação e Mobilização de Recursos
Estado da Arte em Captação e Mobilização de Recursos
Preparação e organização de equipes de auto rendimento em Captação
Planejamento Interno para Captação
Legislação Aplicada
Conceito de Projetos e Programas
Identificação e Priorização das Necessidades Locais
Proposta de Trabalho
Plano de Trabalho
Projeto Básico/Técnico
SICONV - Sistema de Gestão de Convênios Federais
Consulta a Programas
Inclusão da Proposta de trabalho
Os recursos federais não reembolsáveis
Programas por Ministério
Programas por Secretaria da Presidência da República
Recursos de Instituições Financeiras e Agências de Fomento Nacionais
Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Econômico e Social
Agências Multilaterais Internacionais
INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser realizada pelo próprio interessado, através do link abaixo, até o dia 2 de agosto de 2017:
https://goo.gl/xxopah ou http://zip.net/bttLHl
O e-mail de confirmação ou negativa de matrícula será enviado em até 3 dias antes da data de início do curso.
A Escola do Legislativo reserva-se o direito de cancelar o evento, caso não atinja o número mínimo de inscrições.
Informações adicionais: (21) 2588-1373, das 10h às 17h.
As inscrições obedecerão à ordem cronológica de solicitação e, oportunamente, a Escola do Legislativo entrará em contato para confirmação da matrícula.
CERTIFICAÇÃO:
Será concedido certificado ao participante que obtiver presença comprovada no evento.
Em 20 de junho de 2017.
ROSEMERY BORGES PEREIRA
Matr. nº 307.905-0
Subdiretora-Geral da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EDITAL
CURSO GESTÃO DE PESSOAS E EVOLUÇÃO FUNCIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) apresenta o Curso de Gestão de Pessoas e Evolução Funcional na Administração Pública, com vistas a ampliar os conhecimentos acerca do tema. O curso será ministrado pelo professor Virgílio de Oliveira Souza, Técnico de Controle Externo do TCE/RJ e Mestre em Administração Pública-FGV
A seleção de alunos obedecerá aos seguintes critérios de prioridade: servidores efetivos, comissionados e terceirizados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e outros órgãos públicos.
VAGAS: Serão disponibilizadas 50(cinquenta) vagas.
CARGA HORÁRIA: 30 (trinta) horas-aula.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS:
21, 22, 23, 24, 25, 28, 29, 30 e 31 de agosto e 1 de setembro de 2017.
HORÁRIO: 9h às 12h.
LOCAL: Auditório da ELERJ, na Rua da Alfândega, nº 8/7 º andar.
EMENTA:
1. Do exercício inicial da função pública.
2. Dos cargos e funções de livre nomeação.
3. Da perda do cargo público.
4. Dos direitos, vantagens e obrigações.
5. Da aposentadoria (RPPS)
METODOLOGIA:
Aulas expositivas.
INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser realizada pelo próprio interessado, através do link abaixo, até o dia 17 de agosto de 2017: https://goo.gl/wRAoRA ou http://zip.net/bltKtP
O e-mail de confirmação ou negativa de matrícula será enviado em até 3 dias antes da data de início do curso.
A Escola do Legislativo reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não atinja o número mínimo de inscrições.
Informações adicionais: (21) 2588-1373, das 10h às 17h.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
Declaração da chefia datada e assinada, emitida em papel timbrado, contendo a matrícula do responsável do departamento/gabinete/ câmara municipal.
As inscrições obedecerão à ordem cronológica de solicitação e, oportunamente, a Escola do Legislativo entrará em contato para confirmação da matrícula.
CERTIFICAÇÃO:
Será certificado o aluno que obtiver aproveitamento no curso e o mínimo de 75% de frequência.
Em 20 de junho de 2017.
ROSEMERY BORGES PEREIRA
Matr. nº 307.905-0
Subdiretora-Geral da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EDITAL
SEMINÁRIO
ESOCIAL E SUA IMPLANTAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) realizará, em parceria com a Câmara Municipal de Arraial do Cabo, o Seminário 'Conhecendo o e-Social e sua implantação na Administração Pública', destinado a servidores efetivos, comissionados, requisitados das Câmaras Municipais. O objetivo é oferecer esclarecimentos sobre o Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, que instituiu o
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas de pessoas jurídicas de Direito Público da União, Estados e Municípios.
O seminário será ministrado pelo Professor Eduardo Antonio da Costa, mestre em Administração e professor universitário.
VAGAS: Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas.
DATA: 03 de julho de 2017, segunda-feira
CARGA HORÁRIA: 07 (sete) horas-aula.
HORÁRIO: 9h às 17h
INTERVALO PARA ALMOÇO: 13h às 14h
LOCAL: Câmara Municipal de Arraial do Cabo. Av. da Liberdade, s/nº - Centro - Arraial do Cabo - RJ
EMENTA:
1. O que é o eSocial e quem está obrigado?
1.1 O que é o eSocial
1.2 Objetivo do eSocial
2. Como implantar o eSocial no órgão público
2.1 Diagnóstico: Auditoria trabalhista/Previdenciária
2.2 Criação de comissão/Equipe multisetorial
2.3 Áreas envolvidas
2.4 Organograma - Equipe eSocial
3. Penalidades X Fiscalizações
3.1 Autuações e multas nos órgãos públicos
4. Transmissão de Arquivos/Eventos
4.1 Certificação digital e procuração
INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser realizada pelo próprio interessado, através do link abaixo, até o dia 30 de junho de 2017: http://migre.me/wKOGP ou https://goo.gl/8XXgK6
O e-mail de confirmação ou negativa de matrícula será enviado em até 3 dias antes da data do Seminário
A Escola do Legislativo reserva-se o direito de cancelar o seminário, caso não atinja o número mínimo de inscrições.
Informações adicionais: (21) 2588-1373, das 10h às 17h.
As inscrições obedecerão à ordem cronológica de solicitação e público-alvo, oportunamente a Escola do Legislativo entrará em contato, por email, para confirmação da matrícula.
Em 13 de junho de 2017.
ROSEMERY BORGES PEREIRA
Matr. nº 307.905-0
Subdiretora-Geral da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

ESCOLA DO LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EDITAL
CURSO PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS
A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ) realizará o Curso de Prestação e Tomada de Contas, com o objetivo de apresentar as principais características e instrumentos de atuação do controle, bem como os elementos essenciais, relativos aos aspectos conceituais, formais, técnicos e legais dos processos de Prestação de Contas, Tomada de Contas e Tomada de Contas Especial e seu encaminhamento ao Tribunal de Contas para análise e julgamento. O curso será ministrado pelo professor Guilherme Pinto de Albuquerque, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (créditos) e em Administração Pública pela EBAP-FGV/RJ; Analista da Área de Controle Externo do TCE-RJ e Professor da Escola de Contas e Gestão-ECG/TCE-RJ, da Escola de Administração e Negócios - ESAD, e da Fundação Getúlio Vargas - FGV.
A seleção de alunos obedecerá aos seguintes critérios de prioridade: servidores efetivos, comissionados e terceirizados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e das Câmaras Municipais.
VAGAS: Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas.
CARGA HORÁRIA: 32 (trinta e duas) horas-aula.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS:
7, 8, 9, 10, 14, 15, 16 e 17 de agosto de 2017.
HORÁRIO: 9h às 13h.
LOCAL: Auditório da ELERJ, na Rua da Alfândega, nº 8/7 º andar.
EMENTA:
1. CONCEITUAÇÃO BÁSICA
1.1. Prestação de Contas
1.2. Tomada de Contas
1.3. Tomada de Contas Especial
2. DA OBRIGAÇÃO DE PRESTAR CONTAS
2.1. Chefes de Governo
2.2. Ordenadores de Despesas
2.2.1. Primários
2.2.2. Secundários
2.3. Responsáveis por Dinheiros, Bens e Valores Públicos
3. FORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONTAS
3.1. Legislação Aplicável
3.2. Documentos Essenciais
3.2.1. Ordenadores de Despesas
3.2.2. Responsáveis por Dinheiros
3.2.3. Responsáveis por Bens Patrimoniais
3.2.4. Responsáveis por Bens em Almoxarifado
3.2.5. Responsáveis por Adiantamentos
3.2.6. Responsáveis por Subvenções
3.2.7. Desvio de Bens e/ou Valores
4. ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO
4.1. Atribuições
4.2. Inspeções Físicas
4.3. Análise da Documentação
4.4. Relatório e Parecer de Auditoria
4.5. Certificado de Auditoria
4.6. Relatórios previstos na LRF
5. ATUAÇÃO DO TRIBUNAL E JULGAMENTO DAS CONTAS
5.1. Competência Constitucional
5.2. O Tribunal de Contas e a LRF
5.3. Decisões
5.4. Execução das Decisões
5.5. Sanções e Recursos
METODOLOGIA:
Aulas expositivas.
INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser realizada pelo próprio interessado, através do link abaixo, até o dia 3 de agosto de 2017: https://goo.gl/4UuzVS ou http://zip.net/bctKB1
O e-mail de confirmação ou negativa de matrícula será enviado em até 3 dias antes da data de início do curso.
A Escola do Legislativo reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não atinja o número mínimo de inscrições.
Informações adicionais: (21) 2588-1373, das 10h às 17h.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
Declaração da chefia datada e assinada, emitida em papel timbrado, contendo a matrícula do responsável do departamento/gabinete/câmara municipal.
As inscrições obedecerão à ordem cronológica de solicitação e, oportunamente, a Escola do Legislativo entrará em contato para confirmação da matrícula.
CERTIFICAÇÃO:
Será certificado o aluno que obtiver aproveitamento no curso e o mínimo de 75% de frequência.
Em 26 de junho de 2017.
ROSEMERY BORGES PEREIRA
Matr. nº 307.905-0
Subdiretora-Geral da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro
Id: 2040519


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